Parceiros
|
NÚCLEO DE PESQUISAS
Este núcleo foi criado em 1998 com o objetivo de agregar a produção científica
do Centro Suvag de Pernambuco, sob a supervisão da psicóloga e filósofa
Maria Tereza Barreto Campello.
Atividades Científicas e Pesquisa
1 - Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Surdos
Este curso é destinado aos educadores de surdos, conta com professores
surdos e ouvintes. O curso é o resultado de um trabalho de mais ou menos
2 anos de um grupo de pessoas que trabalham no Suvag, que se propuseram
a discutir algumas questões dentro de sua prática.
A ausência de cursos nesta área, principalmente de cunho oficial, concorreu
para a promoção deste curso, não apenas como espaço de informação, mas
como um espaço de discussão em que os profissionais possam refletir e
discutir mais sistematicamente a sua prática.
Como resultado do curso de 2001, tivemos em 2002 a publicação do Caderno
Discriminação em Questão, com artigo dos professores participantes do
curso, editado pela Secretaria de Educação de Pernambuco.
2 - Grupo de Formação Permanente da Equipe
O Centro Suvag de Pernambuco, através do seu núcleo de pesquisa: Memórias
Surdas, Memórias de Surdos, vem desenvolvendo junto com instrutores surdos,
oficina de leitura e escrita, oficina de teatro, oficina de matemática,
em convênio com pesquisadores das áreas de lingüística, matemática e artes,
instrumentos não só de facilitação de aprendizagem, como também de construção
e resgate da história e cultura dos surdos.
3 - Pesquisa
As pesquisas desenvolvidas atendem às necessidades teórico-práticas
vivenciadas no cotidiano do trabalho.
4 - Biblioteca
Dispomos de livros, revistas, dissertações e publicações diversas na área
de surdez. A organização do acervo é resultado de uma parceria com o Conselho
Regional de Biblioteconomia.
5 – Seminários temáticos semanais abertos ao público
6 – Publicação em 2004 da Revista “ESTUDOS SURDOS: NOVAS PERSPECTIVAS”.
7 - Consultoria e Atualização Pedagógica.
Professores de educação especial da Secretaria de Educação de Pernambuco.
|