Parcerias
   
 

 

 

 

 

 

 

inicial estatísticas relatório monografias    

APRESENTAÇÃO

O CENTRO SUVAG DE PERNAMBUCO tem a satisfação de colocar à disposição dos interessados a pesquisa "Figurações Culturais: surdos na contemporaneidade". Dessa forma, espera ampliar e consolidar espaços de diálogos, de informações, de conhecimentos e de experiências com surdos, ouvintes, estudiosos e pesquisadores.

Esta pesquisa foi realizada, de setembro de 2008 a junho de 2009, durante o Curso de Especialização em Educação Especial: Estudos Surdos, na Faculdade Santa Helena e teve o apoio da Secretária Estadual de Educação de Pernambuco. A pesquisa foi aprovada pelo Conselho de Ética da UFPE, registro :CEP/CC5/UFPE:Nº 319108.

Para nós professores e alunos, surdos e ouvintes, a pesquisa teve um aspecto inovador e desafiador como projeto e metodologia coletiva, desde a discussão preliminar até a apuração final dos questionários. Como fio condutor o refletir e o produzir novos conhecimentos sobre um grupo social, os surdos, possuidores de uma língua e de uma cultura próprias.

O universo da pesquisa foi cconstituído por 49 alunos do Fundamental II e do Ensino Médio de quatro (4) escolas públicas e de uma escola particular bilingue. Fizeram igualmente parte do universo da pesquisa, trinta e cinco (35) professores dessas escolas referidas anteriormente e quarenta e três (43) pais de estudantes Foram também entrevistados oito (8) universitários, sendo quatro de faculdades particulares e quatro da Universidade Federal de Pernambuco. Neste site não constarão o questionário e a tabulação dos universitários.

Os questionários, com um núcleo de temas comuns para todos os entrevistados, e outro para cada categoria, foram compostos por três tipos de questões: a) indagações sobre a vida do entrevistado; b) opiniões sobre a vida escolar, familiar e social do surdo; c) temas relacionados ao surdo em geral. Explicações mais detalhadas sobre a orientação teórica e sobre os procedimentos metodológicos constam do Relatório Final da Pesquisa.

     Para auxiliar o trabalho de extração de dados dos questionários aplicados foi utilizado o programa Limesurvey®, gerenciador de questionários online.
A digitalização das tabulações dos questionários de estudantes, professores e pais, bem como a organização deste site foram possíveis pela presteza e dedicação de Evaldo Rosa de Souza, bibliotecário, a quem prestamos nossos sinceros agradecimentos.

    Incluímos, também neste site, as monografias dos alunos do curso de Especialização, as quais foram submetidas a uma banca de professores e defendidas publicamente. Das 47 monografias aprovadas, 90% utilizaram os dados da pesquisa Figurações Culturais..
Neste site estão:
    1. A totalização dos questionários dos estudantes, dos professores e dos pais;
    2. O Relatório Final da Pesquisa;
    3. Cópias das monografias
    4. Anexos:

    • ANEXO I.- A relação nominal e por ordem alfabética de professores e alunos participantes da pesquisa;
    • ANEXO II.- Modelo do Termo de Consentimento do Entrevistado;
    • ANEXO III.- Modelo do Termo de Compromisso do Entrevistador;
    • ANEXO IV.- Cronologia da História do surdo no Brasil e em Pernambuco;
    • ANEXO V.- Relação das monografias apresentadas e defendidas pelos alunos do curso de especialização.

     Agradecemos as indicações de falhas, porventura existentes nas Tabulações e Relatório, bem como sugestões e comentários sobre o conteúdo da pesquisa.

Recife, maio de 2011.

Profa. Úrsula Maria de Araújo Silva Gusmão
Presidente do SUVAG.

 
Praça Professor Barreto Campello, 1238 - Torre - Recife - PE CEP 50710-290 | Tel.(81)34453965//fax:(81)-3227-2052-direitos reservados - © suvag 2011