Autor da monografia |
Título da monografia |
Tema |
Ailza Barboza Pinto |
Uso de Libras na comunicação
entre pais ouvintes e seus filhos surdos |
Relações Familiares-pais ouvintes
e filhos surdos/Comunicação |
Antônio da Silva Nunes |
Estudo Preliminar sobre as barreiras existentes
na relação dos pais ouvintes com o filho surdo |
Relações Familiares –
pais ouvintes, filhos surdos/Barreiras |
Arleide Jandira da Costa |
Os surdos na Universidade: possibilidades
e desafios |
Inclusão/Surdo/ Universidade
|
Betânia Maria de Santana |
O Perfil do Estudante Surdo que trabalha |
Surdo/Mercado de trabalho trabalhador |
Carolina Longman |
Sinalizo, logo existo |
Identidade Surda/Libras |
Célia Marcelino Pedrosa |
Considerações sobre a dinâmica
de relacionamento entre alunos da EJA e demais alunos de uma escola
para surdos no Recife |
Educação de Surdos/EJA |
Cirlene Madalena da Silva |
Políticas Públicas para Educação
de Surdos no Estado de Pernambuco |
Educação de Surdos/Políticas
Públicas |
Darlene Seabra de Lira |
A experiência e opinião dos Estudantes
Surdos nas escolas bilíngües e de inclusão |
Inclusão – opinião estudantes
surdos |
Eliane Ribeiro da Nóbrega |
Surdos em Universidades do Recife |
Surdos Universitários/Problemas e
Dificuldades |
Geralda Reis da Silva |
O que leva os surdos a Universidade? |
Surdos Universitários/Fatores para
a entrada |
Isis Rosaly da Paixão |
A Inclusão do alunos
Surdo no ensino regular
|
Inclusão do aluno
surdo/ideal e realidade. |
Izabel Cristina Miranda de Moura |
Relações Familiares: possibilidades
entre pais e filhos num contexto familiar |
Relações familiares –
pais ouvintes, filhos surdos – situações de comunicação
e interação |
Jandira Ribeiro Lins |
A família ouvinte e a escola o processo
de aprendizagem do surdo |
Educação de Surdos/ relações
familiares e aprendizagem |
Laura Teresa Soares da Silva |
O olhar do professor ouvinte sobre sua relação
com o aluno surdo em três escolas inclusivas do Recife |
Educação de Surdos/Inclusão/
olhar do professores de salas inclusivas |
Liliosa Ramos de Oliveira |
Alfabetização de Surdos: Estratégias
usadas em sala de aula |
Educação –
Alfabetização |
Lindilene Maria de Oliveira |
A inclusão escolar na visão
dos estudante surdo |
Educação de Surdos/Inclusão/
olhar do estudante surdo |
Maria Clara Cavalcanti L’Amour |
Um estudo acerca da inclusão de surdos
na escola regular: um olhar na igualdade das diferenças no
processo ensino aprendizagem |
Educação de
Surdos/Inclusão/ Perspectivas |
Maria Cristiane Barboza Valente |
Aspetos norteadores da prática docente
para viabilização da aprendizagem do aluno surdo na
proposta inclusiva |
Educação de Surdos/Inclusão/Aspectos
favoráveis e desfavoráveis |
Maria da Conceição Barboza da
Silva |
Educação de Surdos: A inclusão
e as Línguas de Comunicação nas salas de aula |
Educação de Surdos/ Inclusão/Realidade
da sala de aula |
Maria das Graças de Carvalho Sá
Cabral |
A relação entre a Competência
em Libras (L1) e o uso do Português Escrito (L2). Um estudo
com surdos |
Educação de Surdos/ Importância
da competência lingüística em Libras(L1) para a
aprendizagem do português escrito. (L2) |
Maria das Graças de F.
Rodrigues |
Representações sociais atribuídas
a Libras: um leitura dos familiares surdos |
Representações Sociais / Familiares
de Surdos/ LIBRAS |
Maria de Fátima Ribeiro Ferraz |
Representação Social da Surdez
e do Surdo |
Representações Sociais / Surdo/Surdez |
Maria Jeane da Silva Lima |
A descoberta da surdez: um momento de ruptura
na interação familiar |
Surdo/Relações Familiares |
Maria Lucia Angelim Torres |
A escola ideal para surdos |
Educação de Surdos/Escola Ideal/O
olhar dos Surdos |
Maria Sheila de Souza leite |
O ensino para surdos na escola inclusiva:
é possível estabelecer uma aprendizagem efetiva? |
Educação de Surdos/Inclusão/Avaliação
da Aprendizagem |
Mariente Velez de Freitas |
Relação entre as lembranças
relatadas pelas mães/pais diante da confirmação
da surdez de seu filho(a) e a aceitação ou não
desse filho(a) no ambiente familiar |
Relações Familiares - pais ouvintes,
filhos surdos,/aceitação |
Marisa Cristina da Silva |
A inclusão do Aluno Surdo no Ensino
Regular na Perspectiva de Professores de Classe inclusiva |
Educação de Surdos/Inclusão/
Um olhar crítico |
Marta Maria Oliveira de Figueiredo |
Auto isolamento ou exclusão? As diferentes
visões sobre os surdos |
Educação de Surdos/ Inclusão/ o olhar do professor.
Dos pais e do aluno surdo |
Mônica Pacheco |
Identidade e Cultura Surda: Aspectos contemplados
nos currículos escolares |
Educação de Surdos/Identidade
e Cultura Surda |
Mônica Valença de Almeida Sá
Cavalcanti de Albuquerque |
O papel da família na aquisição
da Língua de Sinais |
Relações familiares/importância
da família na aprendizagem de LIBRAS |
Nadja de Barros Albuquerque |
O professor intinerante na perspectiva da
educação inclusiva |
Educação de Surdos/Inclusão/Professor
itinerante |
Neyla Maria de Amorim Jatobá |
A Aceitação da Língua
de Sinais |
Língua de Sinais/ Aceitação
pelos diferentes agentes sociais |
Rafael de Araujo Ferraz |
O mundo Surdo: Passeata dos Surdos –
luta e a comemoração |
Movimento Surdo/História da Passeata
dos Surdos/História dos Surdos |
Rejane Maria de Oliveira Nascimento |
Resistência da família com filho
surdo ao aprendizado de Libras |
Relações Familiares –
pais ouvintes. Filhos surdos - Língua de Sinais/Resistência |
Renilde Neves Ribeiro |
O que o professor ouvinte de surdos conhece
sobre a LIBRAS |
Educação de Surdos/ Inclusão/
Conhecimento de Libras do professor ouvinte |
Risomar Souza do Nascimento |
Aspectos educacionais na construção
da identidade surda |
Educação de Surdos/Inclusão/Construção
da Identidade Surda |
Risonilta Germano Bezerra de Sá. |
Inclusão: Diferentes olhares no mesmo
contexto |
Educação de Surdos/ Inclusão/
o olhar do professor. Dos pais e do aluno surdo |
Sandra Maria Gonçalves Fernandes da
Silva |
Classes bilíngües para alunos
surdos em escolas inclusivas – modelo de referência em
Pernambuco |
Educação de Surdos/ Inclusão/Classes
Bilíngües, outro modelo para ação |
Silvana Fonseca Teles |
Metodologias na Área da Educação
Matemática para Surdos: Revisão da Literatura |
Educação de Surdos/Inclusão/Educação
Matemática |
Soraya Fonseca de Albuquerque |
Uma história, vários atores
e algumas memórias |
Educação de Surdos/Educação
Artística em uma escola bilíngüe |
Suely Alves de Paiva |
Os sinais identificadores na Cultura Surda |
Identidade Surda/Sinais Identificadores |
Verônica Paula de Oliveira Correia |
Análise das competências construídas
no ensino de ciências por estudantes surdos |
Educação de Surdos/ Inclusão/Ensino
de Ciências para surdos |
Viviane Lima Cassemiro dos Santos |
A opinião de pais ouvintes e filhos
surdos sobre a língua de sinais |
Relações Familiares –
pais ouvintes, filhos surdos/ opinião sobre a Língua
de sinais |
Wanda de Oliveira Mororó |
O Uso da Língua de Sinais pelo professor
fator determinante na Relação com o aluno surdo |
Educação de Surdos Inclusão/Importância
de Libras na relação Professor Ouvinte e Aluno Surdo |
Zuleide Brandão Pinheiro |
O Surdo Adolescente e a Sexualidade: Alternativas
para uma educação Sexual |
Educação de Surdos/ Importância
da Educação Sexual na Escola |